#simcomcerteza
e-mail: contato@simagenciadeviagens.com.br

CERTIFICADO CADASTUR – AGÊNCIA DE TURISMO  –  26.070733.10.0001-3

Como tirar e renovar o passaporte?

Vai viajar para o exterior pela primeira vez e não sabe como é o procedimento para tirar o passaporte? OU seu passaporte já venceu e precisa renová-lo? A Sim te ajuda com o passo a passo!
 

A primeira informação importante é que tanto para o primeiro passaporte como para renovação o procedimento é o mesmo e o primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/) e preencher o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Se tiver dúvida nessa etapa ligue 194.
 

Quando o formulário estiver preenchido e o agendamento para comparecimento na Polícia Federal estiver selecionado, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU). É preciso imprimir o boleto gerado e pagá-lo respeitando a data de vencimento, de aproximadamente 20 dias.
 

Após o pagamento da GRU é só comparecer na Policia Federal selecionada do formulário no dia e horário agendado com os documentos originais:
 

– RG;

– CPF;

– Título de Eleitor e comprovante da última eleição;

– Para os homens: comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório;

– Comprovante de pagamento da GRU;

– Passaporte anterior, expirado ou não, nos casos de renovação.
 

Na Polícia Federal serão tiradas a fotografia, as impressões digitais e a assinatura para o documento. O prazo de entrega do passaporte são de 6 dias úteis e a validade do novo passaporte é de 10 anos!
 

Para a renovação não é preciso esperar o vencimento do passaporte, até porque alguns países só autorizam a entrada se o passaporte tiver validade de pelo menos 6 meses após a chegada.
 

Lembrando que para as viagens internacionais o passaporte é obrigatório para ingressar no país destino com exceção dos países participantes do Mercosul (Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Paraguai) que aceitam também o RG atualizado – com até 10 anos após a data de emissão.
 

Essa dica serve mais como orientação, portanto se quiserem maiores detalhes e informações o ideal é entrar no site da Polícia Federal!